A Secretária de Estado da Saúde, desenvolvendo ações referentes a Campanha Estadual sobre Paternidade Responsável, promoveu nesta quinta-feira (14) a roda de conversa “Diálogos sobre Paternidade Equitativa”. A atividade foi organizada pela Coordenação de Atenção a Saúde do Homem e Coordenação de Equidades em Saúde da Sesapi e contou com a parceria de associações, institutos, grupos, profissionais da área e alunos da área de saúde.
A iniciativa visa incentivar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que visa promover a saúde integral do homem, onde um dos seus eixos é a Paternidade, que é fomentada de forma a conscientizar a população sobre a importância do papel paterno no desenvolvimento infantil e na promoção da igualdade de gênero dentro e fora de casa. Além disso, o evento reforça o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar com ambos os responsáveis.

“Garantir que todos os pais, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, tenham acesso aos mesmos direitos e benefícios relacionados ao cuidado dos filhos e filhas, gerando um ambiente mais afetivo e saudável é o que define a temática. Pais mais conscientes sobre a temática demonstram até mesmo mudanças de comportamento, promovendo maior cuidado com sua saúde”, fala Filipe Silva, coordenador de equidade em saúde da Sesapi.
A paternidade equitativa é vista como um fator importante para a saúde e bem-estar de homens, mulheres e crianças, além de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, gerando um grande impacto na sociedade.

“Queremos pais mais conscientes sobre seus direitos e deveres e sobre a importância de atuarem na paternidade. No âmbito da saúde, queremos gerar um ambiente que acolha esses pais na sua maior pluralidade, assegurando seus direitos, com profissionais que capacitados para promover esse ambiente mais acolhedor. O homem ao ser mais participativo acaba por cuidar melhor da sua saúde”, fala Luciana Sena, coordenadora de Atenção a Saúde do Adulto e Idoso.

Tags: Hospital, Piauí, Saúde, Sesapi