Após o sucesso das ações na Chapada das Mangabeiras, o Projeto Atendimento Médico Especializado Itinerante (AMEI) inicia uma nova etapa. A próxima parada será em Uruçuí, nos dias 22 e 23 de agosto, ampliando o acesso da população do Sul do Estado a serviços de saúde especializados com foco na prevenção do câncer.
A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Nordeste (Idene), encerrou recentemente suas atividades nos municípios de Bom Jesus e Corrente, abrangendo 21 cidades piauienses.

Entre os dias 15 e 20 de agosto, a equipe realizou atendimentos gratuitos na Central Diagnóstico Maria Inez Barjud, em Bom Jesus, e no Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente. Em apenas cinco dias, foram contabilizados 868 atendimentos, com consultas e exames especializados para prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de pele, colo do útero e próstata.
Dermatologistas, urologistas e ginecologistas integraram a força-tarefa, levando atendimento de qualidade para comunidades distantes dos grandes centros. “Seguimos firmes, levando saúde, acolhimento e prevenção para novas regiões do nosso Estado. Esse projeto, realizado pela Sesapi, tem a missão de descentralizar o acesso à saúde”, destacou Tamires Dantas, gerente assistencial do Idene.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, reforçou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da rede de atenção especializada no interior. “Com o projeto, conseguimos garantir que a população tenha acesso a exames e consultas sem precisar se deslocar para grandes distâncias. Esse tipo de ação é fundamental para diagnosticar precocemente e aumentar as chances de tratamento e cura”, afirmou.
Veja o cronograma das próximas ações:
Tags: Hospital, Piauí, Saúde, Sesapi, SUS