Sesapi capacita técnicos para fortalecer vigilância epidemiológica de ISTs no Vale do Canindé

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis (DT), realizou uma capacitação voltada ao fortalecimento da vigilância epidemiológica das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no território do Vale do Canindé. As atividades teóricas e práticas foram realizadas em Oeiras e reuniu 45 profissionais de saúde dos 14 municípios da região.

“O objetivo é qualificar os profissionais de saúde para que atuem não apenas na execução dos procedimentos, mas também como multiplicadores do conhecimento em seus municípios. Com isso, fortalecemos as estratégias de testagem rápida, discutindo a vigilância epidemiológica e o acesso às formas de prevenção, para garantir maior resolutividade e acolhimento na rede pública de saúde”, destacou Cristiana Rocha, coordenadora estadual de DT.

A formação abordou temas teóricos e práticos relacionados ao aconselhamento e à execução de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Também foram trabalhados pontos estratégicos como a atualização da vigilância epidemiológica e o manejo clínico da sífilis, além da implementação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e do autoteste para HIV.

As atividades práticas foram realizadas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Oeiras, unidade de referência que oferece suporte à atenção primária e integra a rede do SUS na oferta de testagem e serviços de prevenção ao HIV, sífilis e hepatites virais. “A iniciativa reforça o compromisso da Sesapi em ampliar o acesso da população às estratégias de prevenção e cuidado em saúde sexual”, concluiu Rocha.

Tags: , , ,

 

Leia Também