A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Núcleo de Infraestrutura em Saúde (NIS), promoveu nesta terça-feira (26) a primeira reunião sobre a implantação de brigadas de incêndio nos hospitais do Estado do Piauí. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (Seadprev) e reuniu diretores das unidades hospitalares da rede estadual, além de representantes do CIASPI e do Corpo de Bombeiros.
O objetivo da ação é regularizar e atualizar o cumprimento das normas de segurança do trabalho, além de avançar no processo de implantação das brigadas de incêndio. A iniciativa prevê a capacitação de colaboradores para atuar em situações de princípio de incêndio, organizando fluxos de ação e garantindo uma resposta mais rápida e eficiente em casos que exijam intervenção.

“Esse é um trabalho que está sendo feito com todas as nossas unidades, capacitando primeiro os diretores e, posteriormente, os demais colaboradores para a implantação das brigadas de incêndio, atendendo às normas de segurança no trabalho e às demandas do Ministério Público”, explicou Antônio Marcos Gonçalves, diretor do Núcleo de Infraestrutura em Saúde.

Além da capacitação teórica, após formadas ou atualizadas, as brigadas de incêndio dos hospitais da rede estadual também passarão por treinamentos práticos em seus locais de atuação, levando em conta as especificidades de cada unidade.

“Queremos organizar brigadas de incêndio em todos os hospitais da rede estadual, garantindo mais segurança para colaboradores e pacientes. A formação dessas equipes complementa a organização dos nossos planos contra eventos adversos e fortalece a segurança das unidades”, destacou Anderson Dantas, diretor da Unidade de Organização e Descentralização Hospitalar da Sesapi.

O tenente-coronel Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, ressaltou a importância da iniciativa. “Ao final do processo, todos os hospitais terão equipes capacitadas para dar uma primeira resposta efetiva em caso de incêndio. Além disso, esses profissionais poderão auxiliar o Corpo de Bombeiros quando chegarmos ao local, agilizando a resposta ao evento adverso”, afirmou.

Tags: Piauí, Saúde, Sesapi, SUS