Sesapi inicia programação do Setembro Amarelo com ação de prevenção ao suicídio na Avenida Frei Serafim

A Diretoria de Atenção à Saúde Mental (DASM) da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta segunda-feira (1º), uma ação especial na Avenida Frei Serafim, em Teresina, para marcar o início do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A atividade foi conduzida pela Gerência de Prevenção ao Suicídio e teve como objetivo dialogar com a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e divulgar o programa Minutos pela Vida.

Durante a mobilização, foram distribuídas mudas de ipê-amarelo, árvore símbolo do Piauí e que também representa a campanha estadual de prevenção ao suicídio. A entrega foi acompanhada de conversas com os transeuntes, destacando mensagens de valorização da vida, fortalecimento de vínculos e incentivo à busca de apoio em momentos de fragilidade emocional.

Diretoria de Atenção à Saúde Mental inicia Setembro Amarelo Foto: Márcio Sales/Ascom Sesapi

O programa Minutos pela Vida, lançado pela Sesapi, busca sensibilizar a sociedade para a importância de dedicar tempo à escuta e ao acolhimento. A proposta é simples, mas de grande impacto: reservar alguns minutos do dia para ouvir, conversar e oferecer apoio a alguém que possa estar em sofrimento. “Queremos mostrar que pequenos gestos fazem grande diferença. Uma escuta atenta pode ser o primeiro passo para salvar uma vida”, destacou a gerente de Prevenção ao Suicídio da Sesapi, Mariany Miranda.

Ao longo da manhã, equipes da Sesapi conversaram com motoristas, pedestres e trabalhadores da região central de Teresina, reforçando que a prevenção ao suicídio depende do engajamento coletivo e da quebra de estigmas relacionados à saúde mental. Além disso, a população foi orientada sobre os canais de apoio disponíveis, como os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o atendimento gratuito do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188.

DASM distribuiu ipês e conversou sobre o programa Minutos pela Vida Foto: Márcio Sales/ Ascom Sesapi

Com a iniciativa, a Sesapi reafirma seu compromisso em ampliar as ações de cuidado em saúde mental e sensibilizar a população piauiense para a importância de valorizar a vida, especialmente no mês de setembro, quando a cor amarela se torna símbolo de esperança e solidariedade.

Minutos pela Vida

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde Mental, oferece o serviço Minutos pela Vida, que disponibiliza atendimento psicológico gratuito por telefone, através do número 0800-280-2882. Profissionais de psicologia realizam escuta qualificada, fornecem orientações técnicas e fazem os encaminhamentos necessários para a Rede Estadual de Saúde do Piauí. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Tags: , , , ,

 

Leia Também