O Hospital Getúlio Vargas (HGV) pode ampliar ainda mais os serviços de transplantes com a realização do procedimento de fígado, que tem previsão de credenciamento até dezembro deste ano. A informação foi anunciada pelo diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Anderson Dantas, durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (4).
“A implantação do transplante de fígado no HGV é uma meta do governador Rafael Fonteles. Já contamos com uma equipe experiente e preparada para essa nova etapa, e estamos trabalhando na adequação de algumas questões para solicitar o credenciamento ainda este ano”, afirmou Dantas.

Além do avanço no transplante de fígado, a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, destacou a implantação do Hospital Dia. “Será um espaço que permitirá que os pacientes transplantados sejam acompanhados, realizem exames e recebam medicamentos sem necessidade de internação, facilitando o tratamento pós-transplante para os pacientes de fígado e rim”, explicou.

O HGV já possui experiência consolidada em transplantes, com procedimentos de córnea realizados desde 2001 e transplantes de rim desde 2010, tanto de doadores vivos quanto falecidos. Segundo a diretora-geral do hospital, Nirvania Carvalho, os resultados mais recentes são muito satisfatórios.
“No primeiro semestre de 2025, realizamos 42 transplantes de doadores falecidos, o melhor resultado já registrado pelo hospital”, destacou Nirvania.
A audiência pública contou com a participação da promotora de Justiça Karla Daniela Furtado Carvalho, do médico do Ministério Público Celso Pires, do médico Wellington Figueiredo, da assessora jurídica do HGV, Joice Rodrigues Teixeira, além da diretoria geral e técnica.