A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta segunda-feira (15), o primeiro módulo de capacitação voltado a profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O curso, inicialmente planejado apenas para a macrorregião Meio Norte, foi ampliado para participantes de todo o estado. As atividades acontecem no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina.

De acordo com Jaciara Vidal, gerente da Diretoria de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, o objetivo é garantir que os profissionais compreendam a organização da rede e estejam aptos a atuar em diferentes dispositivos de saúde mental, como leitos hospitalares, centros de atenção psicossocial, residências terapêuticas e equipes de avaliação e acompanhamento de medidas terapêuticas aplicadas a pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei.

A previsão é que o segundo módulo da capacitação ocorra nos dias 13, 14 e 15 de outubro. A meta é que, ao final do processo formativo, os profissionais estejam qualificados para fortalecer a atenção em saúde mental em todo o Piauí.


