Sesapi promove oficina para orientar gestores municipais na elaboração de planos de saúde

Por: Breno Moreno

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta terça-feira (16), uma oficina voltada aos gestores e técnicos dos territórios Carnaubais e Entre Rios, com o objetivo de orientar a elaboração dos planos municipais de saúde para o período de 2026 a 2029 e da Programação Anual de Saúde (PAS). O evento aconteceu no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (SEMS-PI), em Teresina.

Além da Sesapi e da SEMS-PI, a atividade também conta com o apoio da Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), do Conselho Estadual de Saúde (CES-PI), da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). As oficinas serão realizadas em todos os territórios piauienses, para uniformizar metodologias e fortalecer a capacidade de gestão dos municípios piauienses no planejamento em saúde.

“Elaboramos um instrumento orientador para a elaboração do plano, onde os municípios têm todas as informações, seguindo passo a passo essa elaboração, para que esses planos possam cada vez mais estar respondendo às necessidades de saúde do município, de forma bem planejada, que possa haver monitoramento e avaliação condizente com a realidade da saúde da população”, explicou Leidimar Alencar, gerente de Planejamento da Sesapi.

Na oportunidade, também foram analisados os instrumentos já utilizados. “Os planos municipais de saúde que estão em vigência até esse ano trouxeram uma avaliação desses instrumentos no intuito de colaborar para o fortalecimento da construção dos novos. Avaliando as fraquezas, as dificuldades e as fortalezas encontradas para contribuir para a construção de novos planos mais qualificados”, concluiu Marina Soares, chefe de articulação interfederativa e participativa da SEMS-PI.

Tags: , ,

 

Leia Também