Nesta quarta-feira (17), em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio do Núcleo de Gestão Estadual e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP) e da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), participou de uma série de eventos promovidos por hospitais de referência da capital com leitos de UTI.
No Hospital Getúlio Vargas (HGV), as atividades integraram a programação da Semana de Segurança do Paciente do HGV, com palestras, oficinas e rodas de conversas voltadas aos profissionais da saúde sobre a importância da prevenção de eventos adversos e o fortalecimento da cultura da segurança.
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) destacou o cuidado neonatal com a realização do evento “Segurança do Paciente Recém-Nascido sob o Olhar Estadual”, reforçando o papel das boas práticas desde os primeiros momentos de vida. A equipe da DIVISA participou ativamente das discussões, contribuindo com orientações e promovendo o alinhamento com as políticas estaduais de vigilância em saúde a redução dos riscos e promover a qualidade e segurança nos cuidados neonatais.
Essas ações reforçam a importância de consolidar uma cultura de segurança em todos os níveis de atenção à saúde, com foco no cuidado centrado no paciente, na prevenção de riscos e na melhoria contínua dos serviços ofertados à população piauiense.
“A segurança do paciente é um compromisso diário, e essas ações conjuntas com os hospitais reforçam a importância da prevenção, do monitoramento constante e da capacitação das equipes como estratégias centrais para um atendimento mais seguro”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
Tags: Saúde, Sesapi, Vigilância Sanitária