Técnicos da Sesapi recebem treinamento em Leishmaniose com consultores do Ministério da Saúde

Técnicos do Ministério da Saúde iniciaram, nesta quarta-feira (15), um trabalho de assessoria junto à equipe técnica dos setores de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), voltado para o fortalecimento das ações de controle das Leishmanioses. O treinamento acontece de 15 a 17 de outubro.

O objetivo é organizar de forma mais eficiente o fluxo de assistência e acompanhamento dos casos de Leishmaniose visceral e tegumentar em todo o estado do Piauí, fortalecendo a rede de atenção e promovendo um atendimento de maior qualidade — desde a atenção primária até a atenção especializada.

A capacitação abordará temas como regulação, testagem no Lacen, vigilância epidemiológica, vigilância de óbitos, sistemas de notificação e assistência farmacêutica.

Cíntia Ramos, técnica de referência das Leishmanioses na Sesapi, destaca que o treinamento marca o início de um processo de aprimoramento da vigilância e da assistência prestada no estado.

“O apoio do Ministério da Saúde permitirá que nossos profissionais estejam mais capacitados para acompanhar os casos de Leishmaniose no Piauí, qualificando os dados obtidos e possibilitando um melhor monitoramento dos casos em todas as esferas de atuação da Sesapi”, afirmou Cíntia.

José Nilton, consultor técnico do Ministério da Saúde e integrante da equipe responsável pela capacitação, explica que o acompanhamento das ações será contínuo.

“Teremos reuniões trimestrais para acompanhar o desenvolvimento do treinamento dentro das ações da Secretaria e retornaremos ao estado após um ano para avaliar os resultados alcançados nesse período”, destacou o técnico.

Tags: , , , ,

 

Leia Também