A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Saúde do Adulto e Idoso, em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Promundo, realizará o curso “Masculinidades, Paternidades e Pré-Natal do Parceiro”. A iniciativa integra as ações da campanha Novembro Azul 2025, que neste ano traz o tema “Novembro Diabetes Azul: paz no trânsito e saúde do trabalhador”.
O curso tem como objetivo fortalecer o debate sobre as masculinidades e ampliar o cuidado com a saúde dos homens, a partir da promoção de conteúdos baseados nos Programas P e H. A formação também reforça a atuação do Instituto Promundo no âmbito do acordo de cooperação técnica com a Coordenação Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (COSAH), além de fortalecer o eixo “Paternidades” da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

As oficinas são voltadas para coordenadores e técnicos das regionais de saúde, além de profissionais da Atenção Primária — médicos, enfermeiros, dentistas, equipes multiprofissionais, agentes comunitários de saúde e de endemias. A proposta é que esses profissionais disseminem o conhecimento adquirido em seus municípios, ampliando o alcance das ações voltadas à saúde masculina.
Os encontros acontecerão entre os dias 3 e 7 de novembro, contemplando as quatro macrorregiões de saúde do estado. As oficinas ocorrerão em Parnaíba, Picos, Floriano e Teresina, sempre das 8h às 18h, com inscrições disponíveis por meio de formulários online.
Com a iniciativa, a Sesapi busca promover uma abordagem mais humanizada e inclusiva da saúde do homem, fortalecendo o papel da paternidade e incentivando a participação masculina no pré-natal, em consonância com os princípios de um SUS mais universal, equitativo e diverso.
Confira locais aonde ocorrerão os cursos: