TCE reconhece CredSUS como ferramenta de modernização das compras públicas no Piauí

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) reconheceu o CredSUS como uma ferramenta de modernização das compras públicas, baseada na eficiência e na transparência. Durante julgamento realizado nesta quinta-feira (6), a Corte considerou improcedentes as alegações de irregularidades no sistema, criado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para aquisição de bens e serviços comuns que apresentem demanda superior à oferta individual.

“Acho que é totalmente improcedente. Entendo que o sistema é um grande avanço e que, na verdade, só se constrói com pessoas que têm essa capacidade de percepção e de promover avanços nas metodologias de compras. Voto pela total improcedência da representação e pela confirmação do sistema como um grande avanço”, destacou o conselheiro substituto Delano Câmara.

O entendimento foi acompanhado pelo conselheiro substituto Jackson Veras e pela conselheira Flora Izabel, que enfatizou o caráter inovador do CredSUS como uma marca piauiense. Segundo ela, o sistema de credenciamento da Sesapi vem sendo adotado como referência por outros estados, por ampliar o número de empresas participantes e reduzir o custo das aquisições.

“O Piauí está inovando positivamente e servindo de referência para outros estados, chegando a exportar o modelo para Pernambuco e outras unidades da federação. A questão da eficácia, da eficiência e da fluidez, com a ampliação da participação de empresas nos certames, possibilita a compra de medicamentos com validade menor. Isso é bom para o bolso e para a saúde das pessoas”, afirmou a conselheira.

O CredSUS é uma plataforma eletrônica voltada ao gerenciamento das demandas hospitalares, abrangendo diversos itens, como materiais, medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), dietas e serviços comuns. A Sesapi conduz as cotações por meio do sistema, permitindo a participação ativa dos fornecedores em todo o processo de compra.

Com a implantação da ferramenta, a Sesapi modernizou e otimizou suas operações, promovendo um ambiente mais transparente, eficiente e equitativo nas compras públicas da área da saúde. Por meio do novo sistema, as demandas dos hospitais e demais unidades de saúde do estado passaram a ser atendidas com maior agilidade e eficácia.

“Esse sistema resolve um problema histórico nas compras da área da saúde e representa uma solução para as compras na saúde, ajudando os gestores comprometidos com a eficiência administrativa. Com o CredSUS, o processo se torna mais transparente e fácil de fiscalizar, reduzindo o risco de dúvidas ou suspeitas de irregularidades. Trata-se de uma inovação significativa, um avanço tecnológico e administrativo importante para a gestão pública”, concluiu o secretário.

Tags: , ,

 

Leia Também