Sesapi publica boletim informativo com dados de acidentes de trabalho no Piauí


Por: Cyntia Veras

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) e Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual) publicou nesta terça-feira (18), o primeiro Boletim Informativo de Saúde (BIS), com dados referentes aos acidentes de trabalho no Piauí em 2024.

O Boletim tem como objetivo, identificar as principais características – setores produtivos mais afetados, territórios com maior prevalência de onde ocorreu o agravo, gênero e faixa etárias mais atingidas, grau de escolaridade, vínculo empregatício, desfechos pós acidentes (ocorrência de incapacidades temporárias e/ou permanentes), bem como o percentual de acidentes fatais – com o intuito de subsidiar evidências científicas para tomada de decisões e implementação de políticas públicas e contribuir com o direcionamento de ações preventivas para reduzir a incidência e promover ambientes ocupacionais mais seguros.

Os dados foram coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), referente ao ano de 2024.
De acordo com a publicação, um total de 3.387 acidentes de trabalho foi notificado no Piauí naquele ano, segundo dados do SINAN. Esse dado revela, preliminarmente, um perfil de vulnerabilidade concentrado em trabalhadores homens, pardos, de baixa escolaridade e em ocupações informais ou de alto risco.

Ainda segundo o Boletim, verificou-se que o gênero masculino representa 88,6% dos casos de acidente de trabalho no ano de 2024, estatística semelhante a outros tipos de acidentes quanto à prevalência do gênero masculino.

“Esse Boletim irá subsidiar informações imprescindíveis para que possamos atingir as metas estabelecidas pelo Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado e pelo Projeto de Desenvolvimento Humano (PDH) no Piauí, tendo em vista o número de notificações o número de notificações, é essencial para que a gente consiga construir e reduzir o número de subnotificações. As referências técnicas definidas pelas secretarias municipais de saúde têm potencializado as equipes para que se engajem nessas notificações nos municípios”, destacou Tatiana Chaves, diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa).

O Boletim Informativo de Saúde (BIS) está publicado no site da Vigilância Sanitária do Estado por meio do link:

https://portal.pi.gov.br/sesapi/wp-content/uploads/sites/101/2025/11/Boletim-Versao-final-2025-PDF.pdf

Tags: , , ,

 

Leia Também