Nesta quarta-feira (19) representantes da Secretaria de Estado da Saúde participaram da Mostra Estadual das Práticas Integrativas Complementares do Curso Saúde e Bem Viver. O Evento, realizado Auditório do Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí, apresentou projetos de intervenção envolvendo as praticas complementares (PICs) consoantes com as necessidades de cada município do Piauí, buscando fortalecer a atenção primária a saúde dentro do Piauí e a assistência prestada a população.
O Curso Saúde e Bem Viver foi um processo formativo, coordenado pela Fiocruz, em parceria com os estados e foi direcionado para profissionais que atuam na Atenção Primária a Saúde nas equipes de saúde da família e equipes multiprofissionais.

“O Curso possibilitou o fortalecimento do profissional de saúde para o cuidado de si, da sua equipe e para as necessidades reais do seus território. Levar esses projetos de intervenção para a realidade dos territórios fortalece o SUS e a Atenção primária”, destaca Virginia Pinheiro, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Atualmente no Sistema Único de Saúde contas com 29 modalidades de Práticas Integrativas ofertadas.
“As práticas integrativas são recursos terapêuticos que promovem e recuperam a saúde e no Piauí elas vem ganhando mais espaço. é um cuidado mais humanizado e centrado no individuo que está sendo atendido”, diz Samara Lima, técnica estadual das PICS na Sesapi.

“O curso foi muito proveitoso, promovendo profissionais mais capacitados e preparados adequadamente para atender as especificidades de cada território de saúde, levando uma assistência a saúde mais completa para os piauienses”, destaca Jesus Dias, Gerente de desenvolvimento e qualificação da Divisa.

O projeto “Saúde e Bem Viver” está presente em 17 estados do Brasil e vem trabalhando o reconhecimento das ações das equipes de saúde da família e equipes multiprofissionais.

“Queremos reconhecer essas atividades das equipes da atenção primária, ajudar as PICs a se expandirem mais, quebrando paradigmas e mudando para melhor a assistência a saúde do nosso estado”, fala o Flávia Reis, representante da frente de articulação pedagógica do projeto Saúde e Bem Viver.

Tags: APS, Piauí, PICs, Saúde, Sesapi