Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participaram, na tarde desta terça-feira (25), de uma reunião na Escola de Gestão do Sistema Único de Assistência Social do Piauí (SUAS), para apresentar indicadores e discutir o andamento das ações do Projeto Pilar de Desenvolvimento Humano com a equipe do Banco Mundial. O encontro integra a quarta missão presencial do programa, que segue até a próxima sexta-feira (28).
Durante a abertura, o diretor da Unidade de Planejamento da Sesapi, Clécio Lopes, explicou que esta etapa tem como foco avaliar avanços, identificar desafios e acelerar processos que fortalecem o sistema de vigilância de saúde do Piauí.
“O objetivo dessa missão é debatermos as conquistas já alcançadas e, sobretudo, os entraves que ainda precisamos superar, especialmente nas áreas de contratações, obras e aquisições. Precisamos garantir mais celeridade para que os investimentos cheguem às regionais de saúde e fortaleçam a assistência em todo o estado”, destacou.

Entre as ações em andamento, Clécio Lopes detalhou o processo de aquisição de veículos, que contempla 53 veículos pequenos, 20 caminhonetes de grande porte, três vans, dois caminhões-baú destinados à distribuição de vacinas e dois rabecões, usados no Sistema de Verificação de Óbito (SVO). A iniciativa permitirá a descentralização do serviço, hoje concentrado em Teresina, para polos regionais como Parnaíba, Floriano e Picos.

Foram explanados o projeto na qual a estrutura tem quatro componentes, composto pela Sesapi; Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc)/ Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego (Setre); Intersetorial (Sasc e Sesapi), com foco em desnutrição infantil e insegurança alimentar e Gestão do Projeto, sob coordenação da Secretaria de Planejamento.
A Sesapi, a Sasc e a Setre atuam como secretarias implementadoras, com ações integradas voltadas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde e desenvolvimento humano no estado.

A missão do Banco Mundial segue com agenda técnica até sexta-feira (28), com novas apresentações, análises de metas e alinhamento das próximas etapas do projeto.






