Sesapi realiza acolhimento de médicos do Programa Mais Médicos em Oeiras

Por: Renato Rodrigues

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com instituições que integram o Programa Mais Médicos, realizou nesta terça-feira um novo acolhimento de profissionais em Oeiras. Participaram do encontro médicos dos ciclos 41º e 42º, que deverão atuar nas macrorregiões Cerrados e Semiárido.

O momento marcou a integração dos profissionais recém-chegados com as equipes locais e com as diretrizes dos municípios onde irão atuar. A iniciativa busca aproximar os médicos da realidade territorial, garantindo melhor adaptação e qualificação no atendimento à população. Ao todo, 47 médicos foram acolhidos, distribuídos entre 34 municípios.

De acordo com Idvani Braga, coordenadora estadual do programa Mais Médicos no Piauí, este momento é crucial para integração comunitária dos profissionais, que passam a estar cientes das demandas dos locais de atuação.

“Esse é um momento onde os profissionais, recém-chegados aos municípios, entram em contato com as questões do município. E é este motivo que a Secretaria, junto com as instituições veem para as regiões para que o profissional se enxergue nessa região onde ele vai atuar. Aqui serão trazidos à tona as questões regionais, onde é apresentado para os profissionais a legislação do programa, como deve ocorrer, como ele deve atender nos municípios”, afirmou Idvani Braga.

Atualmente, o estado do Piauí conta com 580 vagas ativas no Programa Mais Médicos, sendo 500 delas ocupadas em 78 municípios. A ação reforça o compromisso da gestão estadual com a ampliação da assistência na atenção básica e o fortalecimento da saúde pública em regiões prioritárias.

Tags: , ,

 

Leia Também