Sesapi inicia consultas do projeto Amei para detecção precoce dos cânceres com pacientes de Teresina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou, nesta sexta-feira (5), as consultas de triagem do Projeto para a Realização de Atendimentos Médicos Especializados Itinerantes de Rastreamento e Diagnóstico Precoce dos Cânceres de Pele, Próstata e Colo do Útero (Projeto Amei), destinadas aos moradores de Teresina. Os atendimentos acontecem até domingo (7), no ambulatório do Hospital da Polícia Militar (HPM), localizado na zona Sul.

“Esse é um projeto que já vem acontecendo em todo o Piauí e hoje está sendo iniciado para os munícipes de Teresina. O objetivo é realizar o diagnóstico precoce de alguns tipos de câncer que são muito prevalentes na nossa população”, destacou Anderson Dantas, diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH) da Sesapi.

Ao todo, serão ofertadas 2.100 consultas, sendo 900 de dermatologia, 600 de urologia e 600 de ginecologia, destinadas aos teresinenses. Os atendimentos foram disponibilizados pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina e migrados para o Sistema Regula Piauí. Um dos pacientes beneficiados foi Domingos Plácido, morador do povoado São Vicente, na zona rural da capital, que se consultou com um dermatologista.

“A médica do postinho de saúde me deu o encaminhamento para o dermatologista e vim. É uma boa iniciativa, pois às vezes demora para conseguir uma consulta, mas aqui foi rápido. O médico me passou um curativo para colocar em uma cicatriz que eu tenho e que coça muito. O atendimento foi ótimo, gostei muito”, relatou o paciente.

Já Vicença Silva, moradora do bairro Promorar, recebeu atendimento ginecológico. “Eu vim retirar um pólipo, uma cirurgia simples. O atendimento foi ótimo, tanto fora do consultório como da médica também. O procedimento foi rápido e deu tudo certo. Espero que o resultado seja bom para que, depois, eu faça a cirurgia”, contou.

O atendimento também foi elogiado por Silvestre Oliveira, morador do bairro Pedra Mole. “Me consultei com o urologista e ele me encaminhou para a cirurgia. O atendimento foi ótimo desde a hora em que cheguei. Recomendo esse serviço, sem dúvida nenhuma. O médico foi excelente e realizou um ótimo atendimento, com muito respeito”, disse.

Os pacientes que precisarem de exames diagnósticos, como exames e biópsias, serão atendidos na segunda fase do projeto, nos dias 19, 20 e 21 de novembro. “Os pacientes que tiverem manifestação clínica suspeita para algum desses tumores já sairão com os exames e biópsias agendados para essas datas”, concluiu o diretor da DUDOH.

 

Leia Também