A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, na tarde deste sábado (6), a abertura da campanha estadual do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A ação, que também marca os 40 anos da resposta nacional ao HIV, aconteceu na Praça Pedro II, localizada no Centro de Teresina, integrada à programação do “Natal Som e Luz”, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). O intuito é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
“Abrimos hoje oficialmente nossa campanha do Dezembro Vermelho, com o tema ‘Nascer sem HIV, Viver sem Aids’, momento em que também combatemos o estigma e o preconceito contra as pessoas que vivem com o vírus”, destacou Cristiana Rocha, coordenadora de Infecções Transmissíveis da Sesapi.

Durante o lançamento da campanha, técnicos da Sesapi realizaram orientação e testagem para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de autotestes para HIV e de preservativos masculinos e femininos gratuitamente para a população.
Na ocasião, Consolação Nascimento, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA), ressaltou a importância da testagem para a prevenção. “A testagem é totalmente gratuita e fundamental para a descoberta precoce do HIV e o início do tratamento”, frisou.

Segundo dados dos sistemas de informação da Sesapi (Sinan e SIM), o Piauí registrou, em 2025, um total de 432 novos casos de HIV e 163 casos de Aids. O Informe Epidemiológico aponta que, entre os novos diagnósticos de HIV, a faixa etária mais afetada é a de 20 a 34 anos. Já em relação à Aids, a maior prevalência está entre pessoas de 35 a 49 anos.