HGV realiza duas captações de múltiplos órgãos e cinco transplantes em 24 horas

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nas últimas 24 horas, duas captações de múltiplos órgãos e cinco transplantes: quatro renais e um de córnea. Somente em 2025, a unidade já contabiliza 65 transplantes renais e 47 de córneas.

As doações permitiram que quatro pacientes recebessem rins e córneas em um procedimento considerado inédito, que mobilizou equipes do hospital por quase 12 horas ininterruptas.

“Na madrugada do dia 10, iniciaram-se os transplantes renais e de córnea, concluídos no fim da tarde. Todos os procedimentos ocorreram dentro da normalidade, e os pacientes estão bem”, informou o coordenador de Enfermagem do Centro Cirúrgico, Ronaldo José.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, destaca que tanto a Unidade de Transplantes quanto as equipes envolvidas passaram por um processo de reestruturação, o que permitiu ampliar o número de procedimentos em 2025.

“Com a reformulação de fluxos, protocolos e rotinas, além de um melhor gerenciamento da linha de cuidado no estado, conseguimos oferecer um acompanhamento diferenciado aos pacientes e maior agilidade no centro cirúrgico. Isso contribuiu para o crescimento no número de transplantes entre 2024 e 2025”, ressaltou.

 

Leia Também