Por: Cyntia Veras
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) lançou nesta sexta-feira (12), a cartilha do Projeto Integrador na APS que conta a experiência do Piauí em 2025, nas estratégias relacionadas à Segurança do Paciente, controle de IRAS e Saúde do Trabalhador para redução dos riscos e danos à saúde na Atenção Primária à Saúde.
O Projeto Integrador na APS é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) que iniciou em 2023, com objetivo de reduzir os riscos e danos à saúde das pessoas usuárias do SUS e do (a) trabalhador (a), por meio da qualificação dos processos de cuidado e da consolidação da cultura de segurança na APS. No ano de 2024 o Projeto atingiu 42 municípios em 6 território piauienses com um total de 1820 profissionais capacitados.
Em 2025, o foco do Projeto foi a região planificada pela Sesapi, com assessoria do Hospital Albert Einstein, abrangendo os 28 municípios piauienses do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira.
O Projeto já vem alcançando avanços expressivos para o Estado. Dos 28 municípios visitados neste ano, 23 já tem o Núcleo Municipal de Segurança do Paciente constituídos e 19 municípios com Planos Municipais de Saúde concluídos e já em fase de execução.
Outro dado relevante foi o aumento no número de municípios notificadores. No período de 2023 a 2025 houve uma ampliação de 94% nas notificações.
“Nós tínhamos 71 municípios notificando e hoje estamos com 138. Houve ainda um aumento de 7% no número de notificações relacionadas aos agravos de doenças relacionadas ao trabalho”, destacou a Diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
Para 2026, a Sesapi dará continuidade ao Projeto com o monitoramento e apoio aos municípios. “A expectativa é que a Sesapi possa ainda ampliar o Projeto para outros municípios que não são do Território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, para que a gente possa, dessa forma, avançar ainda mais na redução dos riscos à saúde da população na prestação do seu cuidado”, destacou a superintendente de Atenção Primária à Saúde e municípios da Sesapi), Leila Santos.
A cartilha do Projeto Integrador na APS está disponível na Biblioteca Virtual do Conass no link Cartilha Projeto Integrador na APS: Segurança do Paciente, Prevenção e Controle de IRAS e Saúde do Trabalhador para Redução dos Riscos e Danos à Saúde – Biblioteca Conass.

Tags: Piauí, Saúde, Sesapi, Vigilância Sanitária