Sesapi leva ações do Dezembro Vermelho à Expoapi e reforça prevenção e diagnóstico precoce do HIV/AIDS

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis, marcou presença na Expoapi, realizada no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, com ações voltadas à campanha Dezembro Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV/AIDS.

A coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, destacou a mensagem central da campanha deste ano e a relevância das ações realizadas durante o evento.

“Durante a Expoapi ofertamos testagens, aconselhamento de forma individual, sigilosa e insumos de prevenção e orientações sobre a questão do tratamento, da importância do tratamento, do diagnóstico precoce. A mensagem principal da campanha desse ano é que a pessoa que fizer a testagem, der um resultado positivo, entrar em tratamento, ela vai ficar indetectável e vai ficar intransmissível, que é a principal chance de conseguir controlar, eliminar o HIV/AIDS do país”, frisa.

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Estadual, Consolação Nascimento, enfatizou os serviços disponibilizados durante o evento e a mobilização que acontece em todo o estado ao longo do mês de dezembro.

“O CTA estadual participou da Expoapi com ações de testagem para HIV, hepatites B e C, distribuição de material educativo, preservativos internos, externos e gel lubrificante. É uma ação em alusão ao Dezembro Vermelho. É importante frisar também que os CTAs dos municípios de Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano, Oeiras e São Raimundo do Nonato, também estão durante todo o mês fazendo ações alusivas ao Dezembro Vermelho”, finaliza.

É fundamental manter a atenção e os cuidados com a prevenção durante todo o ano, e não apenas no mês de dezembro. A testagem para HIV/Aids, sífilis e hepatites virais é ofertada gratuitamente ao longo de todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), vinculados à Sesapi, garantindo acesso contínuo ao diagnóstico e à orientação adequada.

Tags: , ,

 

Leia Também