A Secretaria de Estado da Saúde emitiu Ofício com orientações para os municípios sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde para o período do recesso do final do ano de 2025. O documento visa garantir a continuidade e a integralidade da atenção no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS)
De acordo com o documento é necessário que seja mantido o funcionamento ininterrupto das Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o período de recesso de fim de ano, garantindo o acesso da população às ações e serviços essenciais da APS.
Além disso, o ofício apresenta a recomendação da organização de escalas de revezamento entre os trabalhadores e trabalhadoras das equipes de Saúde da Família e demais profissionais das UBS, de modo a assegurar a oferta regular dos serviços.
“Queremos garantir que os usuários dos serviços de saúde aqui no Piauí tenham o acesso necessário a assistência mesmo no período de festas e celebração. Assegurar esse acesso garante maior qualidade de vida e segurança para a nossa população”, fala Leila Santos, superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi.
As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada da população para o os serviços de saúde da população pelo sistema único de saúde.