A campanha Janeiro Branco 2026 tem início nesta segunda-feira (5) e marca o começo das ações de conscientização sobre a importância da saúde mental no estado. O movimento, que acontece em todo o país, busca chamar a atenção da população para o cuidado com a mente e o bem-estar emocional ao longo do ano.
No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Atenção à Saúde Mental, já definiu um calendário de ações que será executado durante todo o mês de janeiro.
Com o tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, a campanha prevê a divulgação de materiais informativos, a realização de um webinário em parceria com o Ministério da Saúde e ações em espaços públicos de Teresina. As atividades também incluem a divulgação do serviço de atendimento psicológico Minutos Pela Vida, além da conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Confira a programação:
• 08/01: Ação de divulgação do Programa Minutos Pela Vida e conscientização da população nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Antônio Benício Freire e Silva (Poti Velho) e UBS Santa Maria (Santa Maria da Codipi);
• 16/01: Ação no pátio da Secretaria de Estado da Saúde para conscientização dos servidores da saúde sobre a importância dos cuidados com a saúde mental;
• 20/01: Webinário com o Ministério da Saúde com o tema “Janeiro Branco: promovendo saúde mental e qualidade de vida para um ano mais leve”;
• 23/01: Divulgação do serviço Minutos Pela Vida no Shopping da Cidade;
• 26/01: Ação de divulgação do Programa Minutos Pela Vida e conscientização da população nas Unidades Básicas de Saúde Deputada Francisca Trindade (Água Mineral) e Valdar Pereira (Mocambinho).
Durante as ações de conscientização realizadas em espaços públicos, a população também terá acesso a serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, além da entrega de materiais educativos e informativos sobre o Programa Minutos Pela Vida.
“Essa programação é voltada para mostrar a importância de cuidar da saúde mental e buscar o apoio necessário para manter uma mente saudável, seja com profissionais capacitados ou com a adoção de hábitos que promovam mais qualidade de vida, refletindo na saúde física e mental”, destaca a diretora de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Rosa Maria.
“Anualmente trabalhamos a pauta da saúde mental porque sabemos que esse cuidado deve ser contínuo. Nosso objetivo é conscientizar e relembrar a população sobre essa importância e reforçar que, quando necessário, é fundamental buscar ajuda de profissionais capacitados”, ressalta a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
Tags: Janeiro Branco, Saúde, Saúde Mental, Sesapi