A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informa que foi prorrogado o prazo de inscrições para o Aperfeiçoamento em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde (APS), conforme estabelece a Nota Técnica Conjunta nº 463/2025, do Ministério da Saúde. A medida amplia o período de adesão dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) até o dia 31 de janeiro de 2026, às 23h59, garantindo mais tempo para participação no processo.
Profissionais da saúde de todos os níveis de atenção do SUS, se inscrevam aqui: https://tinyurl.com/ynarrzdk
A prorrogação considera o expressivo número de inscritos em todo o país, que já ultrapassa 88 mil profissionais, além da necessidade de assegurar maior equidade territorial. A análise do Ministério da Saúde identificou disparidades regionais e a existência de milhares de inscrições ainda em andamento, o que motivou a ampliação do prazo para alcançar um maior número de trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde.

Outro ponto relevante é o estímulo à participação de diferentes categorias profissionais. Embora haja forte adesão de Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros, o novo prazo busca ampliar a presença de profissionais como médicos generalistas e farmacêuticos, considerados estratégicos para o fortalecimento da coordenação do cuidado multiprofissional na Atenção Primária.
Com a alteração do período de inscrições, o cronograma do curso também foi atualizado, mantendo a previsão de início das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem para março de 2026. A Sesapi reforça a importância do engajamento dos gestores e profissionais de saúde e orienta que as inscrições sejam realizadas exclusivamente pelo portal do Conasems, fortalecendo a qualificação e a integração do cuidado no SUS.