Sesapi e FMS vão criar grupo de trabalho para integrar sistemas de regulação

Gestores da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniram nesta quinta-feira (22) para discutir a integração dos sistemas de regulação do Estado, o Regula Piauí, com o sistema Gestor Saúde, utilizado pela Prefeitura de Teresina. A criação de um grupo de trabalho conjunto tem como objetivo unificar as plataformas e agilizar o atendimento aos pacientes, garantindo mais eficiência e transparência no acesso aos serviços de saúde.

Durante o encontro, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, destacou a relevância da iniciativa e o caráter inédito da reunião entre as gestões estadual e municipal. “Considero essa reunião de grande importância, pois acredito que foi a primeira reunião abrangente de gestão entre a FMS e a Sesapi. Hoje, à tarde, haverá um encontro sobre tecnologia para integrar o sistema de saúde de regulação de Teresina com o sistema estadual. Nossa expectativa é que, no máximo até março, seja implementado um sistema único de regulação no Piauí, incluindo o interior e Teresina”, afirmou.

Sesapi e FMS se reúnem para discutir integração dos sistemas de regulação Foto: Márcio Sales/Ascom Sesapi

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, ressaltou que a integração permitirá uma regulação mais justa e organizada em todo o estado. “Para que, de fato, a gente tenha na capital e no interior uma regulação única, de forma que os pacientes concorram pela mesma vaga e tenham seu atendimento obedecendo à cronologia e à criticidade”, explicou.

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Leopoldina Cipriano, também reforçou a importância do alinhamento entre os entes. “Anteriormente, em agosto, realizamos uma reunião, aguardando a autorização técnica para a integração dos sistemas do Gestor Saúde, que agenda consultas nos 224 municípios, com o Regula Piauí, sistema do Governo do Estado. O objetivo é unificar as filas de espera, otimizando o acesso a consultas e exames para a população do Piauí, tanto na capital quanto no restante do estado”, destacou.

Como encaminhamento, será criado um grupo de trabalho com representantes da Sesapi e da FMS para tratar o sistema de regulação de forma integrada. Com isso, será possível visualizar a fila real, identificar as maiores demandas e, consequentemente, reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento à população.

Sesapi e FMS se reúnem para discutir integração dos sistemas de regulação Foto: Márcio Sales/Ascom Sesapi
 

Leia Também