Profissionais do Piauí participam de curso para aprimorar comunicação em situações críticas e incentivar doação de órgãos

Os profissionais que atuam no processo de doação e transplantes no Piauí iniciaram, nesta sexta-feira (06), uma série de três oficinas promovidas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de qualificar ainda mais o processo de doação de órgãos em todo o país. A primeira capacitação teve como tema a “Comunicação em Situações Críticas”.

Durante a oficina, os participantes foram capacitados em habilidades de comunicação voltadas ao atendimento de familiares de pacientes, com foco em uma abordagem mais acolhedora, empática e humanizada. A proposta é fortalecer o diálogo e tornar a interação mais efetiva, aumentando as chances de aceitação da doação de órgãos.

“Um tratamento pautado na empatia e na solidariedade ao longo de todo o processo de internação hospitalar aumenta a possibilidade de que, ao final, os familiares estejam mais abertos à doação, demonstrando solidariedade com outras pessoas que aguardam por um transplante”, explicou Joel de Andrade, médico intensivista, coordenador de transplantes do estado de Santa Catarina e responsável técnico do Sistema Nacional de Transplantes.

O principal objetivo das capacitações ofertadas ao Piauí é a formação de recursos humanos em etapas específicas do processo de doação, qualificando cada vez mais o fluxo e fortalecendo a cultura da doação de órgãos em todo o estado.

“Esses cursos são fundamentais, especialmente neste momento em que estamos implantando a organização de procura de órgãos no interior do estado. Assim, conseguimos capacitar também os profissionais que atuam fora da capital, qualificando o processo de captação de novos doadores desde o início”, destacou Lourdes Veras, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

Ainda nesta sexta-feira (06), os profissionais participam da capacitação “Gerenciamento do Processo de Doação”, que apresenta todas as etapas envolvidas em uma doação de órgãos. Já no sábado (07), será realizada a oficina sobre “Determinação da Morte Encefálica”, voltada para médicos intensivistas.

Tags: , , , ,

 

Leia Também