Sesapi participa do lançamento do Programa Passe Livre Intermunicipal para Pessoas Vivendo com HIV ou Aids

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) participou do lançamento do Programa Passe Livre Intermunicipal para Pessoas Vivendo com HIV ou aids no Piauí. A iniciativa garante transporte intermunicipal gratuito para pessoas que vivem com HIV/aids, possibilitando o deslocamento para acompanhamento de saúde e acesso a outros serviços essenciais em todo o estado. O lançamento do programa foi realizado no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI).

O programa foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a ETIPI e a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI).

Para usufruir do benefício, a pessoa vivendo com HIV/aids, de qualquer região do Piauí, pode se cadastrar por meio do aplicativo GOV.PI CIDADÃO. Dentro do aplicativo, após pesquisar pelo benefício, o usuário poderá preencher o cadastro, que passará por validação. Todo o processo é realizado de forma online e sigilosa.

“Esse serviço representa um compromisso do nosso governo com um dos princípios do SUS, a integralidade do tratamento. Garantir que esses pacientes possam se deslocar gratuitamente ajuda a assegurar o acesso aos atendimentos, ao diagnóstico e à adesão ao tratamento, promovendo mais dignidade para todos”, destacou Rafael Alencar, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

O processo de criação do serviço integrou a gestão pública aos movimentos sociais, com o objetivo de aprimorar a qualidade do serviço que será ofertado à população.

“Enquanto pessoas vivendo com HIV/aids, temos um tratamento que precisa ser mantido. O deslocamento, muitas vezes necessário, dificulta uma adesão adequada por parte da população. O passe livre vem para fortalecer essa adesão ao tratamento, garantindo mais qualidade de vida para todas as pessoas que vivem com HIV/aids”, afirmou Lysmara Pinheiro, representante dos movimentos sociais de pessoas vivendo com HIV/aids no Piauí.

“O passe livre também é uma ferramenta de combate ao estigma e ao preconceito, garantindo a liberdade de ir e vir, tanto para cuidar da saúde quanto para ter acesso à cultura e à educação, assegurando o respeito aos direitos de cidadania”, reforçou a coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Cristiana Rocha.

Tags: , , ,

 

Leia Também