Hospital Infantil Lucídio Portella promove ações de cuidado para corpo e mente

Por: Cláudia Bezerra/ Ascom HILP

Em alusão ao Janeiro Branco, a equipe de Psicologia e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em parceria com o Programa de Residência em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), iniciaram nesta quarta-feira (22), uma iniciativa de promoção do bem-estar e saúde mental “Cuidando da mente e do corpo”. A programação segue até quinta-feira (23), com a equipe do Grupo de Trabalho Humanizado HILP e palestra com a psicóloga e mestra em Sociologia, Ianara Evangelista.

“Nossa proposta se alinha ao movimento nacional do janeiro branco, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a relevância dos cuidados com a saúde emocional, especialmente em cenários de alta pressão, como os hospitais”, destaca, Ribamar Bandeira, diretor geral do HILP.

O evento integra as atividades voltadas para a saúde mental e física, enfatizando a importância do equilíbrio emocional e do autocuidado no ambiente de trabalho. “São momentos de reflexão das emoções, onde enfatizamos a psicoeducação sobre o autocuidado para os profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes do Lucídio Portella”, ressalta a coordenadora de Psicologia HILP, Josélia Ribeiro.

Os participantes puderam desfrutar de uma programação diversificada, como sessões de relaxamento guiado, como técnicas de meditação para aliviar o estresse e melhorar a concentração; atividades de autocuidado, que inclui oficinas de alongamento e práticas de respiração profunda para reduzir tensões musculares e promover bem-estar, além de distribuição de materiais informativos, contendo dicas práticas para manter a saúde mental e a qualidade de vida no dia a dia.

A condução do momento foi por conta dos profissionais do Programa de Residência em Saúde da Família da UESPI, orientando os participantes e reforçando a importância de práticas regulares de autocuidado. O programa é uma especialização pós-graduada lato sensu voltada para profissionais da área da saúde. O objetivo é capacitar equipes multiprofissionais para atuar no fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família, alinhando práticas às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Tive o prazer de conhecer pessoas maravilhosas e acolhedoras. Este trabalho das psicólogas é um trabalho de muita importância para todos nós funcionários do hospital, que nos sentimos importantes no trabalho que fazemos. Trabalho cheio de desafios. Enfim elas viram nossa realidade”, enfatizou Jailson Brasil, supervisor do Almoxarifado.

O Janeiro Branco tem ganhado cada vez mais adesão em instituições de saúde, destacando a necessidade de criar espaços de reflexão e práticas que promovam a saúde mental. “No ambiente hospitalar, onde a rotina pode ser desafiadora e exaustiva, ações como esta não apenas aliviam o estresse, mas também aumentam a qualidade de vida e a produtividade das equipes”, frisa a psicóloga Carminha Brito.

A parceria entre o Hospital Infantil Lucídio Portella e o Programa de Residência em Saúde da Família da UESPI demonstra o compromisso de ambas as instituições com o bem-estar dos profissionais e pacientes, reforçando a ideia de que cuidar da mente é essencial para cuidar do corpo.

Os organizadores reforçam que o “Janeiro Branco” é apenas o início de uma série de ações que serão promovidas ao longo do ano, sempre com o objetivo de fortalecer a saúde integral. A programação prossegue nesta quinta-feira, 23, com a equipe do Grupo de Trabalho Humanizado HILP e a palestra da psicologa e mestra em Sociologia, Ianara Evangelista, às 15h.

O Programa de Residência em Saúde da Família da UESPI é uma especialização pós-graduada lato sensu voltada para profissionais da área da saúde. O objetivo é capacitar equipes multiprofissionais para atuar no fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família, alinhando práticas às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Leia Também