A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza, até o dia 4 de julho, uma atividade de qualificação e busca ativa em Tuberculose ativa e Tuberculose Latente. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), tem o intuito de identificar casos de forma precoce e promover a quebra da cadeia de transmissão da doença no estado.
A atividade faz parte das atividades do Programa de Controle de Tuberculose do estado do Piauí e visa reduzir os índices de tuberculose que apresentaram aumento dentro do estado.

A ação tem como objetivo melhorar a resposta do serviço nos estabelecimentos penais do estado, bem como envolver outras instituições como o Hospital Infantil Lucídio Portella, HGV e Hospital Natan Portella, que podem lidar diretamente com casos de tuberculose no seu dia a dia.
Ivone Venâncio, supervisora da pasta de tuberculose da Sesapi, reforça que a procura de casos e a identificação precoce permite o início do tratamento oportuno, o que reduz a mortalidade pela doença.
“Tuberculose tem cura e o tratamento acontece em um período de 6 meses para eliminar a cadeia de transmissão. Trabalhamos com a proposta de reduzir a transmissão local, diminuindo o adoecimento da nossa população”, fala Ivone Venâncio.
Tags: Piauí, Saúde, Sesapi, Tuberculose