A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) levou tratamento de varizes para piauienses de várias regiões do estado, beneficiando mais de 10 mil pacientes. O Mutirão de Varizes, com aplicação de tratamento esclerosante não estético, foi realizado entre dezembro de 2024 e março de 2025 e alcançou todas as 12 regiões de saúde.
A ação, que atendeu 10.599 pessoas, teve como objetivo ampliar o acesso ao tratamento de varizes em membros inferiores, priorizando casos que comprometem a qualidade de vida da população. O procedimento, chamado escleroterapia, utiliza uma substância esclerosante para eliminar veias dilatadas, aliviando dores, inchaços e desconfortos nas pernas.
O mutirão foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PI) e ocorreu de forma descentralizada, em hospitais regionais de referência. Também foram realizadas mais de 12 mil consultas prévias de triagem e encaminhamento, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde.

Atendimentos por território de saúde:

Os procedimentos foram realizados em hospitais de referência nos municípios de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Oeiras, Uruçuí, Marcolândia e Valença.
A diretora da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Olivia Leal, destacou a relevância do mutirão.
“Esse mutirão foi pensado para além da estética. Muitas pessoas convivem com dores crônicas, limitações de mobilidade e impactos diretos no dia a dia por causa das varizes. Levar esse tratamento a todas as regiões é um passo importante na valorização da saúde vascular da população piauiense”, afirmou.
A iniciativa contribui para reduzir a demanda reprimida por atendimentos vasculares no SUS e amplia o acesso da população a serviços especializados em todas as regiões do estado.
Tags: Hospital, Piauí, Saúde, Sesapi, SUS