A Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) inspecionou nesta terça e quarta-feira, gráficas localizadas no município de Parnaíba. A ação, realizada em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, teve como objetivo, apurar denúncias sobre a confecção irregular das notificações de receita tipo A (amarelo) e tipo B (azul), utilizados na prescrição de medicamentos sujeitos a controle especial pela Anvisa.

A DIVISA alerta que o fornecimento da numeração para a impressão das notificações de receita tipo A (amarelo) e tipo B (azul), destinadas à prescrição de medicamentos entorpecentes e psicotrópicos de uso controlado, é de competência exclusiva da Vigilância Sanitária do Estado.
“Essas notificações de receita são emitidas diretamente pela DIVISA para profissionais de saúde previamente cadastrados e habilitados, são válidas em todo o território nacional”, afirmou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.
A DIVISA ressalta ainda que é essencial que, tanto os profissionais quanto as gráficas, estejam atentos à legislação vigente, evitando assim, práticas que coloquem em risco o controle e a segurança no uso desses medicamentos.