Por: Camila Neto/Ascom Isac
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nos dias 19 e 20 de setembro, quase 300 atendimentos gratuitos e especializados voltados para a prevenção e o rastreamento de câncer de próstata, colo do útero e pele, na Central de Diagnóstico de Parnaíba.
Dentre os atendimentos realizados, 42 pacientes necessitaram de biópsias, o que representa aproximadamente 1 em cada 6 pessoas avaliadas. O dado evidencia a relevância do programa na detecção precoce do câncer, possibilitando intervenções rápidas e ampliando as chances de sucesso no tratamento.

Mais do que números, o Programa AMEI reforça o compromisso com a saúde da comunidade da Planície Litorânea, garantindo rastreamento eficaz de doenças graves e assegurando atendimento qualificado para casos de média e alta complexidade.
Ao todo, serão realizados 6.600 atendimentos, distribuídos em onze municípios piauienses. Para ter acesso, basta procurar a unidade básica de saúde do município. O atendimento é feito a partir de encaminhamentos realizados pelos médicos da rede municipal, em parceria com o projeto.
“Nosso objetivo é ampliarmos o acesso da população a consultas e exames especializados, possibilitando assim possibilitar o diagnóstico precoce para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível”, destaca Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
Além das consultas com especialistas em dermatologia, ginecologia e urologia, o projeto também realiza exames como biópsias, garantindo ao paciente acompanhamento clínico gratuito desde a avaliação inicial até o retorno com os resultados.
