Por Cyntia Veras
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), iniciou nesta segunda-feira (29), a capacitação dos profissionais das Vigilâncias Sanitárias Municipais que compõem o Território dos Cocais. O evento está sendo realizado no município de Piripiri, e conta com a presença da diretora da DIVISA, Tatiana Chaves e do secretário municipal de saúde de Piripiri, Guilherme Lopes.
A capacitação tem como objetivo qualificar as ações de inspeção e fiscalização sanitária nos municípios, abordando temas fundamentais para a atuação das equipes, como as boas práticas em serviços de estética, drogarias, salas de vacina, endoscopia, além de discussões relacionadas à segurança do paciente e à saúde do trabalhador.

A metodologia integra teoria e prática, onde os profissionais têm a oportunidade de vivenciar situações reais de inspeção, o que contribui para uma atuação mais segura, técnica e eficiente.
A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves, destacou a importância da qualificação contínua das equipes municipais para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Essa capacitação é uma estratégia para padronizar condutas, atualizar os profissionais sobre as legislações vigentes e reforçar a importância das boas práticas nos serviços de saúde. Nosso objetivo é garantir que as equipes estejam preparadas para atuar com segurança, qualidade e compromisso com a saúde da população”, ressaltou a diretora.
Na capacitação, também está sendo abordada a importância da notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DARTs), um dos indicadores do Programa de Desenvolvimento Humano (PDH). A correta identificação e o monitoramento desses agravos são essenciais para o fortalecimento da saúde do trabalhador, contribuindo para o planejamento e execução de políticas públicas mais eficazes.
