Por: Cyntia Veras/ Ascom DIVISA
A Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) participou, nesta terça-feira (01), de uma operação conjunta coordenada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil. A ação teve como alvo uma rede de drogaria com unidades localizadas nos bairros São Joaquim e Parque Piauí, em Teresina.
Durante a operação, foram encontrados medicamentos e suplementos que pertenciam a um lote de carga roubada. Os produtos foram apreendidos pela Polícia Civil. A ação contou ainda com apoio da Polícia Civil do Maranhão e Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Uma pessoa foi presa no local durante a operação. A Vigilância Sanitária verificou que a drogaria está licenciada para funcionar, mas identificou diversas irregularidades sanitárias, como medicamentos injetáveis sem autorização para comercialização e aplicação em drogarias, como morfina e benzetacil – ambos de uso hospitalar e de controle especial. Além disso, foram encontrados medicamentos expostos ao sol e armazenados diretamente no chão.

A Vigilância Sanitária do Estado interditou a drogaria localizada no bairro Parque Piauí e deu um prazo de 24 horas para que as não conformidades fossem sanadas. Fiscais da DIVISA, em conjunto com a Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (GEVISA), retornarão ao local nesta quarta-feira (02) para verificar o cumprimento das medidas exigidas.
O estabelecimento foi ainda autuado e responderá a processo administrativo sanitário.
A equipe de fiscalização da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), em conjunto com a Vigilância Sanitária Municipal de Teresina, deu continuidade ainda nesta quarta-feira (01) às inspeções em outra unidade da mesma rede de drogarias, localizada no bairro Esplanada. Durante a ação, a drogaria foi interditada por irregularidades sanitárias.

Tags: Piauí, Saúde, Sesapi, Vigilância Sanitária