A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis, promoveu nesta sexta-feira (24) o Dia D de Sensibilização da Sífilis, na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER). Durante a ação, foram realizadas testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatite B e C, além da dispensação de autotestes, atualização do cartão vacinal dos servidores e palestras educativas voltadas aos profissionais de saúde.
A diretora geral da NMDER, Carmen Viana Ramos, destacou que os índices de sífilis ainda são altos, mas reforçou o compromisso em reduzir esses números.
“Infelizmente, nossos indicadores de sífilis ainda são elevados. A Sesapi e a maternidade têm trabalhado de forma integrada para reduzir os casos, pois essa é uma doença que compromete tanto a saúde da gestante quanto a do bebê. Escolhemos este dia para intensificar o combate à sífilis e discutir suas consequências, que podem chegar até o óbito do recém-nascido, no caso da sífilis congênita”, ressaltou.

A coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis da Sesapi, Cristiana Rocha, destacou a importância do evento para fortalecer o diagnóstico e a prevenção.
“Hoje realizamos testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, além da atualização vacinal dos servidores e palestras sobre notificação e tratamento da sífilis. Nosso objetivo é alcançar o selo de eliminação da transmissão vertical no Piauí. O principal é testar, tratar e curar, porque sífilis tem tratamento e tem cura, disponível gratuitamente na rede SUS”, enfatizou.

Os testes para sífilis estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. Os profissionais estão capacitados para oferecer aconselhamento e realizar o exame. Em caso de resultado reagente, o paciente é encaminhado para a coleta do VDRL e início imediato do tratamento.












