A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção Primária, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza a Oficina de Pré-Implementação do Projeto Detecta APS na Região Entre Rios, no Piauí. A programação segue até sexta-feira (14).
O encontro tem como objetivo apoiar a implementação das diretrizes de detecção precoce do câncer do colo do útero e de mama, além de incentivar a adoção de estratégias para o rastreamento organizado na Atenção Primária à Saúde (APS).

De acordo com Bhassia Barroso, gerente da Atenção Primária da Sesapi e responsável técnica estadual pelo Detecta APS, a oficina é essencial para aprimorar o atendimento e fortalecer as ações de prevenção.
“Com a capacitação, será possível implementar tudo que for apresentado na oficina. É um projeto de extrema importância para reorganizar o fluxo de atendimento do câncer de colo do útero e de mama, aproximando ainda mais os profissionais da população. A prevenção e a promoção da saúde precisam ser fortalecidas em todo o estado”, destaca.
A oficina foi estruturada em dois polos de realização: o primeiro em Água Branca, abrangendo 16 municípios da região, e o segundo em Teresina. O público-alvo inclui responsáveis técnicos da capital, das regionais Sul e Sudeste, além de líderes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).













