Por Ascom SCBD
O Novo Hospital Regional de Picos (NHRP) ampliou sua capacidade assistencial. Nesta segunda-feira, 17 de novembro, a unidade inaugurou novos espaços e passou de 70 para 112 leitos totalmente equipados. A expansão reforça o papel do hospital como referência na macrorregião, ampliando o acesso e a resolutividade dos serviços ofertados.
Com destaque para os atendimentos em cirurgia vascular, urologia e psiquiatria, o NHRP avança na oferta de cuidados especializados. Segundo o superintendente hospitalar da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), gestora da unidade, Dr. Mario Sapede, os novos leitos seguem padrões modernos de assistência. “As salas são amplas, climatizadas e contam com exaustores, áreas de isolamento com filtros HEPA, camas elétricas, monitores multiparamétricos, ventiladores e demais equipamentos necessários para uma internação segura. Os banheiros são adaptados e todos os quartos possuem sistema de alarme de emergência, garantindo resposta rápida da equipe”, explica.

A ampliação já tem impacto percebido pelos pacientes e acompanhantes. Jucelina Pacheco, que acompanha a mãe internada, destaca a estrutura e o atendimento. “A estrutura é de primeiro mundo e os profissionais são muito capacitados. Além disso, o hospital ajudou a desafogar o Regional Justino Luz”, afirma.
Seu Manoel, um dos primeiros pacientes atendidos nos novos leitos, também elogiou o cuidado recebido. “Os enfermeiros tratam a gente com muito carinho. Agradeço a Deus e à equipe pelo atendimento humanizado”, disse. A filha, Ivoneide de Sousa, que veio de São Paulo acompanhar o pai, completou: “Não fica atrás dos grandes hospitais de São Paulo. A estrutura é segura e confortável, tudo pensado para o bem-estar do paciente”.
Para a diretora técnica do NHRP, Nara Barros, a ampliação representa um avanço estratégico. “A entrega dos novos leitos é mais que uma expansão física: é um investimento direto na qualidade do cuidado. Com ambientes adequados para diferentes perfis de pacientes, garantimos atendimento mais seguro, humanizado e ágil. Isso reforça nosso compromisso com a oferta de um serviço público de excelência”, pontua.
A gerente assistencial da unidade, Angélica Luz, ressalta o impacto da ampliação na rotina do hospital. “O aumento dos leitos fortalece a assistência, reduz o tempo de espera e melhora o fluxo interno. Com salas amplas, banheiros adaptados, filtros HEPA e equipamentos modernos, asseguramos mais segurança e conforto. A separação entre clínica médica e cirúrgica também aumenta a resolutividade. A humanização tem sido nosso diferencial, reconhecido pelos próprios pacientes”, conclui.



