Hemopi recebe equipamentos do Novo PAC Saúde para ampliar armazenamento de plasma

Por Sana Moraes/Ascom Hemopi

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está entre os beneficiados com novos equipamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A iniciativa integra o esforço nacional de modernização da Hemorrede Pública e tem como foco ampliar a capacidade de armazenamento, congelamento e processamento de hemocomponentes em todo o país.

Entre os equipamentos que serão distribuídos estão blast freezers, ultrafreezers e freezers de baixa temperatura, fundamentais para o congelamento rápido e seguro do plasma fresco. O Piauí vai receber 23 equipamentos totalizando um investimento de R$ 3.149.091,00.

Os novos equipamentos fortalecem a capacidade instalada da Hemorrede Pública com um investimento de R$116 milhões para 22 Estados Foto: Márcio Sales/Ascom Sesapi

O plasma fresco congelado é utilizado tanto em transfusões quanto na produção de medicamentos hemoderivados pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), como imunoglobulinas, albumina e fatores de coagulação.
O Hemopi está entre os serviços contemplados, com impacto direto no atendimento prestado nas unidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, responsáveis por abastecer toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada do estado. Com a modernização, o Piauí terá maior capacidade de armazenamento de plasma e eficiência no fluxo de envio à Hemobrás.

O diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar, destaca a importância do investimento federal para o fortalecimento da hemorrede estadual.

“A chegada desses equipamentos pelo Novo PAC representa um avanço significativo para o Hemopi. Todas as nossas unidades — Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano — serão beneficiadas. Essa modernização do parque tecnológico reforça nossa capacidade de armazenamento do plasma, que é utilizado pela Hemobrás na produção de medicamentos essenciais. Estamos falando de insumos como imunoglobulina, albumina e fatores de coagulação VIII e IX, fundamentais para pacientes com hemofilia, por exemplo. É um investimento que contribui para o fortalecimento do SUS, reduzindo a dependência de produtos importados”, afirma.

A modernização da infraestrutura de congelamento está alinhada ao objetivo do Ministério da Saúde de garantir mais segurança, qualidade e eficiência na manipulação dos hemocomponentes utilizados em todo o território nacional. Para o Piauí, a iniciativa reforça a capacidade de resposta do Hemopi diante da crescente demanda transfusional e fortalece o papel do hemocentro como referência estratégica dentro do sistema público de saúde.

Tags: , ,

 

Leia Também