Por: Amanda Dourado
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta quinta-feira (04), a terceira etapa do Programa Passo à Frente no Território de Saúde dos Carnaubais, com a entrega de 893 meios auxiliares de locomoção e equipamentos ortopédicos.
Foram beneficiados moradores de Campo Maior, Boa Hora, Boqueirão, Cocal de Telha, Cabeceiras, Jatobá do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré.
Entre os atendidos está o pequeno João Lucas, de 4 anos, filho de Maria Eduarda, moradora de Boqueirão do Piauí. Mãe solo, ela conta como a cadeira de rodas e as órteses para as duas pernas irão transformar sua rotina.
“Eu passo o dia todo de olho nele e nos afazeres de casa, e essa cadeira vai me ajudar demais, pois não vou mais precisar ficar com ele no colo enquanto faço as coisas. As órteses serão essenciais para a mobilidade dele, que, devido à paralisia cerebral, teve os movimentos comprometidos. Esse programa me ajudou muito, porque eu só recebo o BPC dele”, relatou.

No território dos Carnaubais, o total de entregas da Sesapi já soma 1.491 equipamentos. “O Passo à Frente tem como objetivo ampliar a acessibilidade no Piauí, garantindo gratuitamente equipamentos que muitas pessoas não teriam condições de adquirir”, destaca Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da Sesapi.
Entre os itens entregues estão cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cadeiras duplas, calçados para pé diabético, calçados ortopédicos, próteses, órteses, andadores, coletes, bengalas e palmilhas — dispositivos que impactam diretamente a autonomia e a qualidade de vida dos beneficiados.

Com a prótese recebida pelo programa, Leonardo da Silva, de 35 anos, morador de Nossa Senhora de Nazaré, espera retomar sua vida profissional. Ele perdeu a perna direita após um acidente de trânsito.
“Antes eu trabalhava de tudo, e depois do acidente ficou muito difícil. Perdi parte da minha perna direita e não consegui voltar ao trabalho. Agora, com essa prótese, espero conseguir recomeçar”, afirmou.

O Passo à Frente é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS), executada no Piauí pela Sesapi em parceria com a Associação Reabilitar. “Nossa expectativa é que, em 2026, possamos atender ainda mais piauienses que necessitam desses equipamentos. Esse é o compromisso do Governo do Piauí”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.







