Com o objetivo de fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce dos cânceres de pele, próstata e colo do útero, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou, em 2025, o Projeto Atendimento Médico Especializado Itinerante (Amei). A iniciativa percorreu todos os territórios de saúde do Piauí, levando consultas com especialistas em dermatologia, ginecologia e urologia.
Entre os pacientes atendidos está o agricultor Raimundo Nonato, morador de Jerumenha, no sul do estado. Após consulta com um urologista e realização de biópsias, ele recebeu o diagnóstico de adenocarcinoma de próstata, o tipo mais comum de câncer nesse órgão.

“Eu só agradeço esse projeto ter vindo até aqui. Onde arrumaria sete ou oito mil reais para fazer essas consultas e exames? Nem consigo imaginar. Aqui foi tudo rápido: fiz a consulta, depois a biópsia e agora vou iniciar o tratamento. A gente tem que cuidar da saúde enquanto ainda pode andar, porque a doença não espera”, relata Raimundo Nonato.
Com o diagnóstico, Raimundo Nonato foi encaminhado para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, onde iniciou o tratamento. “Com essa oportunidade, meu pai fez ressonância, biópsia, exame dos ossos e, quando voltamos à médica, ele já começou a tomar a medicação. Está tudo encaminhado, graças a Deus. Só tenho a agradecer! ”, destaca Iodete dos Anjos, filha do agricultor.

Além das consultas especializadas, o projeto também realiza exames, como biópsias, garantindo ao paciente acompanhamento gratuito desde a avaliação inicial até a devolutiva dos resultados. “Este projeto é fundamental para que a população tenha acesso a atendimento especializado e diagnóstico precoce, muitas vezes sem precisar sair do seu município”, afirma o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Para acessar o Projeto Amei, basta procurar a Unidade Básica de Saúde do município. O atendimento ocorre mediante encaminhamento realizado pelos médicos da rede municipal, em parceria com o projeto.
Tags: Piauí, ProjetoAMEI, Saúde, Sesapi