Na manhã desta quarta-feira (30), representantes de 36 órgãos e entidades do Governo do Piauí estiveram reunidos no auditório da CGE/ATI para capacitação do eSocial, com o objetivo de dar prosseguimento às fases de inclusão de dados no sistema do governo federal.

A CGE, como órgão central de controle interno do Poder Executivo do Piauí, está coordenando a implantação do eSocial e convocou, juntamente com a Secretaria de Administração e Previdência do Estado (Seadprev), servidores envolvidos na implantação do eSocial para entender os próximos passos da utilização do sistema.

O professor e palestrante Ângelo Costa, de Brasília/DF, conduziu a reunião destacando a teoria e a prática do gerenciamento dos eventos que serão entregues por cada órgão/entidade do Poder Executivo estadual.

“Primeiro é realizada uma implantação das informações, ou seja, o levantamento de empregado por empregado para depois enviar para a folha de pagamento. O evento é para demonstrar a teoria desses eventos que serão entregues, os registros e como serão entregues. A perspectiva é que o pessoal absorva o máximo de informação teórica e gerencial para realizar o procedimento com maior convicção”, afirma.

O evento foi promovido pela empresa Vobys, responsável pela criação do Sistema Integrado de Administração de Pessoas (Siape), no âmbito do Estado, e busca realizar um trabalho mais operacional e prático com os órgãos.
“O Estado está fazendo uma série de ações para garantir esses eventos. Isso é um marco, pois o Siape vai gerenciar toda a base de informações do eSocial de todos os órgãos do Estado. Nosso objetivo é até o dia 24 de abril termos os principais eventos enviados”, destaca o gerente de projetos da Vobys, Juan Carlos.

A palestra destacou a centralização de diversas atividades dentro de um único sistema, facilitando o envio de arquivos e informações complementares necessárias para o cadastramento.

“Essa reunião é importante para conhecermos todas as etapas do eSocial e para que órgãos estejam preparados para fazer o lançamento dessas informações em tempo hábil a fim de não gerar nenhum tipo de multa ou divergência de informações para a Receita Federal. É de fato muito esclarecedor”, pontua a servidora do Gabinete Militar do Estado do Piauí, Jaciara Silva.

 

Tags: ,