Sistema de Controle Interno é apresentado para servidores da ALEPI

Na manhã dessa segunda-feira (13), a Superintendência da Controladoria-Geral do Estado, por meio da Gerência de Acompanhamento da Gestão e Regularidade Fiscal, esteve na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) para apresentar o Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN), sistema desenvolvido pela Controladoria e cedido para o Legislativo por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 02/2023 em setembro deste ano.

A apresentação foi conduzida pela Auditora Governamental e Gerente de Acompanhamento da Gestão e Regularidade Fiscal da CGE, Giovanna Garcia, que detalhou funcionalidades do Sistema para 35 servidores da área de controle da Assembleia.

Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí

“O Sistema foi desenvolvido pelo corpo técnico da CGE e pertence ao Governo do Piauí. Com o objetivo de orientar e conduzir as análises dos servidores que trabalham com controle interno, disponibilizando roteiros que detalham informações necessárias a serem observadas de acordo com a Legislação”, coloca a gerente.

O uso da ferramenta possibilita mais eficácia e controle na gestão de processos que envolvem o uso dos recursos públicos.

O diretor de Orçamento e Finanças da Alepi, Ricjardeson Rocha Dias, destaca que o uso do SINCIN tem como objetivo padronizar das tarefa de controle interno.

“Os servidores poderão trabalhar servidores de forma uniformizada, ou seja, as análises de processos, ao invés de ocorrer de forma individual, ela passa a ocorrer sob a forma de um manual, no caso dos roteiros que serão padronizados para a nossa realidade. Assim, todos, independente do servidor, terão a mesma análise sobre os processos que chegarão para nós na área financeira e na área de orçamento da Assembleia”, esclarece o diretor.

O Controlador-Geral da ALEPI, Sávio Portela, explica que o uso do Sistema faz parte da modernização dos serviços e agradece a CGE pela parceria.

“Recentemente visitamos a Controladoria para alinharmos essa apresentação e imediatamente fomos atendidos. Estamos otimistas com o uso da plataforma para aplicarmos a tecnologia ao nosso favor, reduzindo o uso de papel, além de aumentar a eficiência dos serviços públicos ofertados pela Assembleia”, finaliza o Controlador.

Tags: , , , ,