Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade publica artigo científico de Auditor da CGE-PI

O Auditor Governamental da Controladoria-Geral do Estado do Piauí, Fernando Carvalho, teve artigo científico publicado na Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC), da UNIFUCAMP – Centro Universitário Mário Palmério. A revista é conhecida no meio acadêmico por divulgar o conhecimento e técnicas relacionados com as áreas de Ciências Contábeis em geral e, mais especificamente, com a Auditoria Contábil Interna e Externa, Governança de organizações públicas, privadas e do terceiro setor e áreas correlatas.

Confira o artigo na íntegra

Intitulado “O processo de institucionalização em Núcleos de Controle Interno”, o artigo compõe o estudo realizado pelo auditor na administração pública do estado do Piauí e apresenta seu ponto de vista sobre a investigação de abordagem qualitativa realizada para avaliar a estrutura organizacional dos controles internos e as atividades dos núcleos no Poder Executivo estadual.

“Houve alteração da estrutura frente às mudanças, relacionando vários motivos: treinamentos e capacitações, organização, alcance dos objetivos institucionais, resistência, efetividade e eficiência. Quanto ao apoio institucional da CGE-PI, constatou-se uma unanimidade junto aos núcleos, com ênfase no suporte técnico dos auditores de carreira da CGE. De acordo com os resultados alcançados, aferiu-se que a fase de objetificação não foi totalmente atendida”, diz o trecho do artigo que está disponível no site da instituição.

O estudo foi fundamentado na Teoria Institucional e examinou as fases do processo de institucionalização dos Núcleos de Controle Interno, e destacou a relevância da Administração Pública na entrega de serviços de qualidade, considerando eficácia do gasto público e aprimoramento das práticas de gestão.

SAIBA MAIS:
Pesquisa revela avanços e desafios na institucionalização do Controle Interno no Estado do Piauí

Tags: , ,

 

Leia Também