CGE e Sead orientam órgãos para envios de informações ao eSocial

A Superintendência de Controladoria-Geral do Estado da Secretaria da Fazenda do Piauí (SEFAZ) juntamente com a Secretaria Estadual de Administração (SEAD) promoveram, nesta quarta-feira (12), uma reunião com os diretores administrativos e servidores da área de recursos humanos dos órgãos estaduais. O objetivo do encontro foi orientar os órgãos na execução das atividades relativas ao envio de informações ao eSocial.

Na oportunidade, a controladora-geral do Estado, Amparo Esmério; o gerente de Pessoal e Previdência da CGE, Raphael Teixeira; e a gerente do eSocial na Sead, Lina Castro, explicaram o passo a passo e as implicações da atualização dos dados no sistema da Receita Federal.

“Essa reunião foi muito importante para orientar os servidores na retificação no evento S-1210 do eSocial, para que constem informações sobre laudo de moléstia grave, dependentes, código de receita do IRRF, valor da dedução por dependentes, beneficiário e valor da pensão alimentícia e plano de previdência complementar. Essas informações são de suma importância na composição da malha fiscal da Receita Federal e a partir de 01/01/2025 substituem aquelas que eram enviadas pela DIRF”, explicou a controladora-geral Amparo Esmério.

Lina Castro, gerente do eSocial da Sead, explica que essas retificações já vêm sendo realizadas nos últimos meses pelas equipes dos órgãos com o suporte da equipe da SEAD. “O encontro de hoje foi para reforçar com as equipes dos órgãos sobre a necessidade de retificação de eventos que eventualmente ainda se encontre em desconformidade de envio para o e-Social, para atendimento das exigências trazidas pela substituição da DIRF”, ressaltou.

O auditor Marcos Honorato, que atua na Gerência de Pessoal e Previdência da CGE, também explicou como proceder.

“No início, o evento 1210 não estava adequado ao leiaute do eSocial, mas agora está pronto para retificar os eventos de janeiro a junho e essas informações irem para a malha da Receita Federal. É uma informação muito importante e tem duas maneiras de se fazer: retificando agora e enviando informações de todos os meses que tiveram problemas, ou enviando em janeiro para arrumar todas as competências dos meses anteriores. De todo modo, deve-se reabrir o movimento do eSocial do mês da competência na qual o fato ocorreu, retificar o evento S-1210, inserindo nele os dados que estiverem faltando, encerrar novamente o movimento e entrar o portal do eCAC e transmitir a DCTFWeb retificadora, criada naquela competência mensal”, explicou.

Tags: , , ,

 

Leia Também