Com o objetivo de qualificar o seu quadro de funcionários e o de órgãos competentes em relação à previdência, a Fundação Piauí Previdência realizou o Seminário Previdência do Servidor Público do Estado do Piauí, no auditório do Tribunal de Contas do Piauí.

Com conteúdo ministrado pelos professores especialistas Alex Sertão (PI) e Raphael Rosa Romero (PB), o evento trouxe atualização sobre as normas de aposentadoria e pensão por morte do servidor público estadual.

O Seminário marca mais uma atividade de qualificação, pauta em que a Piauíprev vem se destacando ao longo dos anos. É com a constante capacitação dos servidores que a Fundação vem avançando em seu Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e no Regime de Previdência Complementar (RPC), tópicos em que o Piauí mostrou pioneirismo.

“Investindo em qualificação, o Piauí sai na frente. São os nossos servidores que realizam o trabalho diariamente, concedendo importantes benefícios aos piauienses, em especial aos que mais precisam. Além de promovermos estudos e debates sobre o novo sistema previdenciário, adotado em 2019 no Brasil, investimos também em cursos de atendimento ao beneficiário”, destaca o presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes.

Em 2019, o Brasil passou por um processo de mudanças no seu sistema previdenciário. Essa mudança foi chamada de Nova Previdência, que entrou em vigor com a publicação da Emenda Constitucional nº 103 em 13 de novembro de 2019. Ou seja, a partir dessa data, começaram a valer as novas regras que servem para todos os segurados.

“Estar atento às mudanças do mercado e da administração pública é fundamental para qualquer trabalhador, em especial o servidor público. Aqui nós trabalhamos com pessoas, cidadãos que muitas vezes dependem do benefício para sobreviver. Aprender como facilitar isso para eles, na forma da lei, é o nosso dever”, ressalta Regina Soares, servidora participante do seminário.

As novas regras mudaram alguns aspectos da concessão de benefícios, sendo mais marcante delas o tempo de contribuição. Mas as aposentadorias seguiram acontecendo, na forma da lei. De 2019 para cá, a Piauí Prev concedeu 2.215 pensões e 4.454 aposentadorias. A pandemia de Covid-19 afetou principalmente a Prova de Vida, obrigatória para todos os aposentados e pensionistas. A solução encontrada foi digital, com o aplicativo “Meu RPPS”.

“Tivemos muitos desafios, mas também muitas vitórias. Este Seminário, além de qualificar ainda mais nossos colaboradores, veio para coroar anos de muito trabalho e dedicação. É o jeito dos servidores da administração pública estadual de trabalhar”, finaliza Ricardo Pontes.