Na manhã desta segunda-feira (03), o Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, juntamente com o Presidente da Fundação Piauí Previdência, Flávio Chaib, anunciaram, no Palácio de Karnak, a abertura do Concurso Público da Piauíprev. Estiveram presentes no evento o Secretário de Planejamento do Estado, Washington Bonfim, o Superintendente de Gestão de Pessoas , Garcia Guedes, além de outras autoridades.
As inscrições para o concurso começam no dia 7 de junho e vão até o dia 4 de julho, com provas previstas para o dia 8 de setembro. Serão oferecidas 20 vagas para o cargo de Analista Previdenciário, destinadas a candidatos com nível superior em qualquer especialidade. O concurso, regulamentado pela Lei nº 8151, de 20 de setembro de 2023, oferece uma carreira com ganho inicial de R$ 11.549,35. Esta é uma oportunidade única para profissionais qualificados que desejam contribuir com a gestão previdenciária do estado.
O Presidente da Piauíprev, Flávio Chaib, destacou a relevância do edital do concurso público para a Fundação Piauí Previdência. “Importante notícia para a Piauíprev e para o estado do Piauí, o anúncio do edital do concurso público para as três grandes áreas: Secretaria de Educação, Secretaria de Planejamento e, especialmente, para a Fundação Piauí Previdência. São vinte e quatro cargos de Analista Previdenciário, carreira técnica criada para cumprir as diversas áreas de atuação da previdência, incluindo atuarial e concessão de benefícios. O bom funcionamento da previdência é crucial para o servidor público, garantindo que, no momento de sua aposentadoria, continue a receber seus benefícios conforme a legislação. Este trabalho técnico será reforçado com a contratação de novos profissionais altamente qualificados”, disse
Durante o evento, o Governador Rafael Fonteles enfatizou a importância do fortalecimento da área administrativa do governo nas áreas de infraestrutura, transformação digital, tecnologia, e gestão fiscal. “Estamos lançando hoje o edital de dois concursos públicos muito importantes para o estado do Piauí. Um para a carreira de gestão governamental, específico de Analista Governamental, mas com quatro especialidades: planejamento e orçamento, infraestrutura, tecnologia da informação, e gestão pública. O outro é para Analista Previdenciário. São, no total, 110 vagas: 45 para a Secretaria de Planejamento, 45 para a Secretaria de Administração e 20 para Piauí Previdência, com um salário inicial de mais de R$11 mil mensais. Isso vai melhorar bastante a administração pública do estado do Piauí, especialmente nas áreas do planejamento, da administração e da nossa previdência, áreas importantíssimas para garantir a boa execução das políticas públicas e o equilíbrio da previdência”
A banca organizadora será a Fundação Carlos Chagas. As inscrições, que começam no dia 7 de junho, devem ser realizadas exclusivamente pelo site da fundação.