Na manhã da ultima quinta-feira (12), o presidente da Fundação Piauí Previdência (PIAUÍPREV), Flávio Chaib, e a diretora de Governança, Nayana Cavalcante, participaram de uma reunião técnica no Ministério da Previdência Social, em Brasília. O encontro teve como objetivo alinhar questões estratégicas relacionadas à gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado do Piauí.
Flávio Chaib e Nayana Cavalcante estiveram reunidos com a equipe do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social – DRPPS do Ministério da Previdência Social e foram recebidos por Luciana Reinaldo, Coordenadora Geral de Atuária e Investimentos, Ilusca Silva, Coordenadora de Repasse e Parcelamento e Claudia Iten, Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento Legal. A reunião teve como pauta central o aprimoramento das práticas de gestão previdenciária, com foco no fortalecimento da administração do RPPS piauiense.
Foram tratadas questões relacionadas ao envio e consistência dos Demonstrativos de Informações Previdenciárias e Repasses – DIPR, ao Sistema de Gestão de Consultas e Normas do RPPS (Gescon), com o objetivo de aprimorar o envio dos dados da RPPS/PI, às recentes normas sobre compensação previdenciária, e ao esclarecimento de dúvidas sobre o retorno das análises, manual e automática, dos requerimentos de compensação financeira, além das medidas para o equacionamento do déficit atuarial do regime previdenciário estadual, com vistas ao aprimoramento dos estudos técnicos e análises de viabilidade econômico-financeira no âmbito do RPPS/PI. Foram discutidas também estratégias para a adesão do RPPS/PI ao Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social, para definir o nível de aderência mais adequado ao porte e complexidade das ações recomendadas.
Segundo Flávio Chaib, a visita foi uma oportunidade para discutir diversos temas cruciais para a previdência estadual, incluindo a portaria do COMPREV, a suspensão temporária das análises do sistema, as inconsistências entre os registros contábeis e o Demonstrativo Previdenciário (DPR), além do Pro-Gestão, programa de certificação de boas práticas em gestão previdenciária. “Nossa reunião foi essencial para tratarmos do equacionamento do déficit previdenciário e dos serviços de proteção aos militares. Discutimos também as etapas para alcançar a certificação Progestão e realizamos um alinhamento técnico sobre a Lei de Equacionamento do Déficit. A equipe de atuários do Ministério da Previdência Social nos orientou sobre esses pontos e os caminhos que devemos seguir”, destacou.
A diretora Nayana Cavalcante também ressaltou a importância do encontro como parte de um esforço contínuo para fortalecer a governança e o cumprimento de normas previdenciárias. Além disso, o censo previdenciário e outros processos internos foram abordados para garantir a eficiência da gestão previdenciária do Estado.
A reunião marca mais um passo da PIAUÍPREV na busca pela excelência na gestão previdenciária, contribuindo para a sustentabilidade do regime próprio de previdência do Piauí.