Na última quinta-feira (28), membros e servidores do Ministério Público do Piauí (MPPI) participaram de um curso sobre as principais regras do regime previdenciário estadual, com foco no planejamento para a aposentadoria. A formação, conduzida por Regina Soares Vieira, Gerente de Benefícios da Fundação de Previdência do Piauí (PIAUIPREV), teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre aposentadoria e apresentar os principais aspectos relacionados ao período pós-aposentadoria.
O evento foi organizado pela Assessoria de Planejamento e Gestão do MPPI, com apoio da Escola de Governo do Piauí (EGEPI) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).
Regina Soares iniciou a formação destacando a importância do curso para que os participantes compreendessem as regras previdenciárias, tanto as anteriores à reforma quanto as novas, estabelecidas pela Emenda 54 de 2019. Ela também ressaltou a relevância do planejamento para a aposentadoria e a importância de preparar uma nova fase da vida com segurança e qualidade. “Este curso é uma oportunidade para que membros e servidores do MPPI compreendam melhor o regime previdenciário e possam planejar um futuro tranquilo após a aposentadoria”, afirmou Regina.
Phablo Raphael, especialista que também participou da formação, detalhou a abordagem do curso, que mesclou teoria e prática. “O curso que ministramos teve como objetivo esclarecer as principais regras de aposentadoria aplicáveis aos membros e servidores do Piauí. Abordamos as normas antes e depois da reforma da Previdência, além de discutirmos a contagem recíproca de tempo de contribuição e a Previdência Complementar. Também realizamos simulações para que os participantes compreendessem melhor suas situações previdenciárias e tirassem dúvidas específicas”, explicou.
Eduardo Figueiredo, que faz parte da Diretoria de Formação da Instituição Antonino Freire, agradece a colaboração da PIAUÍPREV no Projeto. “Aproveitamos esse momento para agradecer a participação da PIUAÍPREV no Curso, com a palestra ministrada pela gerente Regina, que esclareceu algumas questões sobre os benefícios previdenciários”, afirmou.
O curso fez parte do “Projeto de Vida após a Aposentadoria: Desafios e Perspectivas”, que tem como foco o planejamento da aposentadoria e o bem-estar durante essa fase da vida.