Secretaria das Mulheres se reúne com órgãos parceiros para definições sobre a campanha de Carnaval 2024: “Só se eu quiser… #NãoÉNão!

Nesta terça-feira, 9 de janeiro, a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) promoveu uma reunião com órgãos estaduais, dentre eles os órgãos da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e essenciais na prevenção da violência durante o Carnaval. O foco central é a campanha “Só se eu quiser… #nãoénão”, fundamentada na Lei de Importunação Sexual (Lei 13.718/18). O objetivo é fortalecer ações de conscientização e segurança para garantir um Carnaval tranquilo e festivo para todas.

Segundo a Gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero, Adriana Ribeiro, a campanha de carnaval, iniciada em 2019 com foco na lei da importunação sexual, visa sensibilizar e prevenir assédio, violações de direitos e violência de gênero durante as festividades. Durante a reunião, foi apresentada a proposta da campanha, que terá início em 3 de fevereiro com o Corso. Ribeiro reforça que a importunação sexual é um crime e que a integração dos órgãos é fundamental para uma conscientização efetiva. Serão realizadas intervenções educativas na cidade e municípios, como pontos de apoio para o atendimento psicossocial “Ei mermã, não se cale!”, bem como blitz educativa de trânsito e segurança para prevenção e conscientização. Além disso, será distribuído material educativo com os principais canais de atendimento à população.

A educadora da Escola Piauiense de Trânsito e técnica em psicologia do trabalho, Neide Santos, destacou a importância dessas ações conjuntas. Ela enfatizou que, anualmente, desenvolvem trabalhos no Carnaval em parceria com diversos órgãos. As contribuições se darão por meio de blitz educativas nas principais cidades e nos locais com maior fluxo, como Parnaíba, Picos, Floriano, Barras e Piripiri. De acordo com ela, outra reunião será alinhada com o diretor da Escola, Daniel Carvalho, onde haverá definições mais precisas, mantendo estratégias que se mostraram eficazes no ano anterior.

Entre os parceiros estaduais presentes na reunião, estão o Centro de Referência Francisca Trindade (CRFT), Coordenadoria da Juventude (COJUV), Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL), Departamento de Trânsito do Piauí (DETRAN-PI), Secretaria das Relações Sociais (SERES), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), Superintendência dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Assistência Social (SUDH/SASC), Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Defensoria Pública do Estado do Piauí, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Teresina (SMPM), Secretaria de Turismo do Piauí (SETUR), Secretaria de Estado da Administração (SEAD) e OAB/PI.

Tags: , , ,

 
 

Leia Também