Carnaval Massa conta com rede de atendimento para as mulheres que funciona 24 horas por dia durante o período carnavalesco

Durante as festividades de Carnaval, o governo do Estado, através da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI), intensifica a ampliação da divulgação da rede de atendimento estadual, visando oferecer suporte às mulheres que enfrentem violência de gênero (misoginia), física, psicológica, moral, sexual, doméstica, patrimonial e institucional.

A ampla rede inclui a Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, DEAMs, Ministério Público, Patrulha Maria da Penha e Centro de Referência. Em situações emergenciais, é possível contatar a Central “Ei, mermã, não se cale” pelo número 0800 000 1673, garantindo atendimento psicossocial imediato. A mulher acionada por este canal é integrada à rede de proteção e monitoramento, sendo importante destacar que a ligação direta para esse número alcança a central da Polícia Militar. Adicionalmente, os números 180 (Central de Atendimento à Mulher) e (61) 99610-0108 via WhatsApp também estão disponíveis.

Durante as ações de conscientização, a SEMPI distribui materiais informativos, como leques, folders, pulseiras e chaveiros, que apresentam os contatos operantes 24 horas, garantindo suporte ininterrupto. Em casos de violência, acione a rede de proteção às mulheres, como 0800 000 1673 (Ei, mermã, não se cale), 180 ou (61) 99610-0180 – Central de Atendimento à Mulher e 190 (Polícia Militar), ou acione os canais essenciais de proteção à população, como 192 – SAMU, 193 – Corpo de Bombeiros, e 100 – Violação de Direitos Humanos.

A SEMPI, com sua abrangente conscientização, visa capacitar as mulheres a identificar situações de violência e a confiar na rede de apoio para buscar ajuda e denunciar. A mobilização da sociedade é essencial para a construção de um Estado seguro e livre das diversas formas de violência que afetam as mulheres.

Tags: , , , , ,

 
 

Leia Também